E ESSE ÁLBUM NOVO MUITO MAIS OU MENOS DA BJÖRK, HEIN?

Björk fez a Beyoncé e lançou ontem ‘Vulnicura’, seu álbum novo, na correria, sem muitos avisos prévios e pegou todo mundo desprevenido. Segundo a própria, é seu disco mais autoral e pessoal, praticamente autobiográfico. Faz uma ponte de extremos com o anterior, ‘Biophilia’, um trabalho sobre ‘o Universo’. Todo esse peito aberto (reparem na capa) é para escancarar as mágoas da separação recente da cantora – ela e o artista plástico Matthew Barney não são mais um casal.

Album Artwork.jpg

Fica claro nas nove músicas a obsessão recente da islandesa por violinos. Aprender a tocar o instrumento serviu de válvula de escape e apoio durante o processo de separação. O álbum todo é caprichado nos arranjos de cordas – e as camadas e mais camadas e mais camadas de synths ajudam a incrementar esse ponto. Tudo isso fazendo a cama para a voz, letras e interpretações marcantes já características da cantora.

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas… ‘Vulnicura’ não decola. Falta um pedaço ali e acho que são as melodias. Björk aqui perdeu a mão para fazer aquelas melodias maravilhosas que sempre foram, junto com as ‘modernices’, o ponto alto de suas obras. Nenhuma música é memorável, tudo passa batido.

Senti muita falta da mão dos produtores Arca e Haxan Cloak, dois nomes da novíssima (novíssima mesmo) geração de produtores de música eletrônica. Os dois são conhecidos por seus trabalhos cheio de batidas quebradas, muito uso de grave e timbres fora do comum, tudo bem torto. Mas nada disso é perceptível no disco – talvez ‘Quicksand’ seja a única que se aproxime disso, mas mesmo assim é insuficiente. Deduzo que Björk, por estar no ramo pelo menos duas décadas a mais que os dois – tenha ‘engolido’ a dupla dentro do estúdio. Uma pena.

‘Vulnicura’ acaba valendo por mostrar uma faceta mais pessoal de uma artista sempre inquieta. E só.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s